"Estudar o budismo é estudar si mesmo

Estudar si mesmo é esquecer si mesmo

Esquecer si mesmo é estar identificado a todas as coisas

Estar identificado a todas as coisas é abandonar corpo e mente de si e de outros"

Eihei Dōgen (1200-1253)

Os 5 Preceitos Maravilhosos


Hoje iniciamos as orientações sobre o modo de funcionamento de um zendô (sala de meditação zen), partilhamos as reflexões sobre Dana Paramita, a perfeição da generosidade, que estudamos em conexão com nosso viver cotidiano e iniciamos o contato com Sila Paramita, que nos ensina sobre a ética no budismo e o comportamento do praticante. Ao longo desta semana estaremos investigando o primeiro dos cinco preceitos que nos fala do respeito a toda forma de vida e a importância de que nossa presença no mundo possa trazer benefício a todos os seres. Nas semanas seguintes iremos examinar os outros preceitos que nos ajudam a conviver de forma mais harmoniosa.

  • Estamos finalizando as inscrições para o primeiro Curso de Introdução ao Budismo, que terá início no próximo dia 14 de setembro. Os interessados devem entrar em contato para confirmar sua participação. Temos poucas vagas e não será possível a participação eventual.

  • Em outubro iremos realizar nosso primeiro Zazenkai - Um dia em meditação, mais informações em breve na seção de "Atividades".

  • Na seção de "Estudos" estão disponíveis alguns textos para leitura. Dúvidas e comentários poderão ser enviados.

  • Lembramos aos interessados em participar da prática de meditação que o horário para acolhimento e orientação de novos participantes é sempre aos domingos às 17 horas, pontualmente, e que é preciso entrar em contato préviamente avisando de seu interesse em visitar o zendô.
Gasshô!