"Estudar o budismo é estudar si mesmo

Estudar si mesmo é esquecer si mesmo

Esquecer si mesmo é estar identificado a todas as coisas

Estar identificado a todas as coisas é abandonar corpo e mente de si e de outros"

Eihei Dōgen (1200-1253)

Informe Zen 2008



Programação do próximo domingo 14/09/2008:

15:30h - Início do Curso de Introdução ao Budismo
16:30h - Exercícios de Alongamento para sentar em Lótus
17:00h - Orientação sobre a prática do Zazen (meditação zen)
17:20h - ZAZEN
18:00h - Roda de "Contação de histórias"

Hoje (07/09) após o zazen, estudamos o quarto preceito, numerando-o como segundo por engano...pedimos desculpas a tod@s, embora a ordem dos preceitos não altere a perfeição da prática...

Enviamos para os endereços cadastrados dos praticantes da Sangha Zen da Bahia o texto que se refere à "Escuta Atenta e Fala Amável" (não mentir), para que possam ler e aprofundar a compreensão acerca desta importante prática tanto em suas vidas diárias como dentro dos locais de prática zen. Quem não recebeu e deseja se cadastrar, pode enviar uma mensagem para a alegriazen@gmail.com com seus dados (nome, email, telefones).

Os cinco preceitos são:

1. Reverência pela vida (não matar)
2. Generosidade (não roubar)
3. Responsabilidade sexual (não cometer adultério)
4. Escuta atenta e fala amável (não mentir)
5. Dieta para uma sociedade saudável (não consumir intoxicantes)

Como o segundo preceito coincide com a primeira Paramita, Dana, que já examinamos anteriormente, estaremos enviando em seguida o texto, e ao longo da semana poderemos estudar estes preceitos juntos. Na semana seguinte (21/09) estaremos continuando o exame dos preceitos apresentando o terceiro relativo à conduta sexual do praticante, numa abordagem muito bonita e ampliada a partir dos ensinamentos zen.

Para os praticantes que iniciaram na última semana, estamos anexando também a introdução e o primeiro preceito, já estudados inicialmente, recomendando a leitura e a reflexão. Tod@s podem trazer suas dúvidas e comentários para nossos encontros aos domingos.

Lembramos a tod@s a necessidade de confirmar sua inscrição no Curso de Introdução ao Budismo, para que possamos preparar adequadamente os materiais. Começaremos pontualmente no próximo domingo (14/09) às 15:30h. Envie um email para alegriazen@gmail.com confirmando seu interesse.

Dispomos ainda de 3 zafus prontos (vazios), a preço de custo, com forro interno e zíper. Sugerimos que examinem a possibilidade de adquirir sua almofada, apoiando a iniciativa de produzir localmente nossos materiais de prática e cuidando de oferecer ao seu corpo maior conforto durante a meditação. Nos retiros é preciso levar seu próprio zafu.

No próximo domingo (14/09), estaremos recebendo alguns visitantes e após o zazen, estaremos nos reunindo para uma roda de "contação de histórias" , e lembramos a tod@s que o convite para a roda inclui que tragam uma história para contar. Podem ser histórias de fontes diversas, não necessariamente budistas.

Até o próximo zazen!