"Estudar o budismo é estudar si mesmo

Estudar si mesmo é esquecer si mesmo

Esquecer si mesmo é estar identificado a todas as coisas

Estar identificado a todas as coisas é abandonar corpo e mente de si e de outros"

Eihei Dōgen (1200-1253)

Samu


Na prática Zen, apenas o aprendizado que se traduz em mudança de atitude e de compreensão de forma simultânea representa verdadeiro entendimento. A relação teoria e prática supera a dicotomia usual e se apresenta como aspectos conjuntos de um só entendimento – sabedoria é compreensão e ação. Não há verdadeira compreensão que não se traduza numa mudança de atitude, nem mudança de atitude autêntica que não possa encontrar adequada expressão no entendimento.

Outro aspecto importante da prática é o fato de que todas as atividades são realizadas coletivamente. O regime monástico de trabalhar juntos, meditar e viver juntos é um dos ensinamentos mais importantes que o Zen da escola Soto tem para oferecer. O aprendizado da interdependência entre todos os seres, da interconexão, penetra a vida diária de forma plena. O ser humano das sociedades atuais pode conhecer teoricamente esses conceitos, mas prescinde da experiência direta do que contêm, por vivermos imersos em um sistema que se baseia em relações individualistas e dicotômicas.

O Samu, trabalho coletivo, é um aspecto da prática em que através da ação os discípulos aprendem sobre a não dualidade. Na mente tranqüila do praticante não há espaço para a discriminação entre seu trabalho e o trabalho dos outros, ou mesmo entre ele e sua própria atividade e o meio ambiente. Cuidar das condições necessárias à prática e à manutenção da vida é tarefa comum de todos os que integram uma comunidade budista, a Sangha. Não é preciso ser solicitado, cada praticante assume uma parcela da responsabilidade das tarefas a serem realizadas.

Gashô,
Ivone Jishô.

Horários de prática:

Segunda à Sexta:
06:30 - Zazen (meditação)
07:10 - Ryaku Choka (recitação de sutras)
07:30 - Gyohatsu (desjejum)


Terça:
19:00 - Reunião da Sangha (assuntos administrativos)
20:00 - Zazen


Domingo:
14:30 - Niten Soji (limpeza e arrumação do zendô)
15:30 - Curso de Introdução ao Budismo
16:30 - Alongamentos
17:00 - Orientação para o Zazen
17:20 - Zazen

Inscrições para o Zazenkai até 05/10!
Mais informações clique em atividades no menu ao lado...