"Estudar o budismo é estudar si mesmo

Estudar si mesmo é esquecer si mesmo

Esquecer si mesmo é estar identificado a todas as coisas

Estar identificado a todas as coisas é abandonar corpo e mente de si e de outros"

Eihei Dōgen (1200-1253)



Em agosto de 2008, algumas pessoas se reuniram para meditar. Silenciosamente, vão iniciando o contato com o Zen através do Zazen, do estudo dos ensinamentos budistas e de algumas atividades de trabalho coletivo. Semanalmente é oferecida orientação aos que desejam iniciar a prática meditativa, e alguns horários estão disponíveis diariamente para a prática do Zazen. Periodicamente, são realizados retiros de prática intensiva - os Seshins e Zazenkais - com duração variada, que envolvem o cuidado com diversos aspectos do viver cotidiano como a alimentação, o sono, o trabalho, o estudo e as relações de convivência como oportunidades de vivenciar os ensinamentos. As atividades acontecem sob a orientação da Monja Ivone Jishô, discípula do Mestre Zen Ryotan Tokuda e filiada à Sangha Mahamuni.

ZAZEN

Horários de Prática

06:00h - Zazen matinal diário (segunda à sexta)

19:20h - Zazen/ 20:00h Kihin/ 20:10h Zazen (terça-feira)

17:00h - Zazen semanal** (domingo), com orientação para iniciantes*.



*Lembramos aos que vierem pela primeira vez a necessidade de avisar com antecedência de sua visita, vir com roupas folgadas e confortáveis e trazer uma almofada para sentar.

** Os que vierem para o Zazen, e não necessitam de orientação inicial, devem chegar até 17:15 horas. Após esse horário, pedimos não tocar o interfone.

Verifique o novo horário de Estudos do Dharma, clique aqui

É sugerida uma contribuição para dar suporte às atividades, que deve ser oferecida no local indicado no zendô. Outras formas de colaboração são possíveis.