"Estudar o budismo é estudar si mesmo

Estudar si mesmo é esquecer si mesmo

Esquecer si mesmo é estar identificado a todas as coisas

Estar identificado a todas as coisas é abandonar corpo e mente de si e de outros"

Eihei Dōgen (1200-1253)

Novo ciclo de estudos...










"Estudar o Budismo é estudar si mesmo"
(Eihei Dogen, 1200-1253)

Sentando em Zazen, convivendo na Sangha, realizando atividades cotidianas. Todo momento é uma oportunidade para o estudo de si mesmo, esse o primeiro ponto indicado pelo Mestre Dogen, que recebeu a linhagem T'sao Tung na China e a transmitiu ao Japão, como Soto.

Mas não podemos saber o que é esse si mesmo, a não ser pelo que vemos refletido no Zazen, na Sangha e nas atividades cotidianas. Não se trata do que imaginamos que seja esse si mesmo, mas aprendermos com o que aparece como efeito dos acontecimentos, das interrelações, dos frutos de nossas ações. (clique aqui para ler mais...)

__________________________

  • Novos horários de Zazen a partir de maio/2009
    Atenção: no próximo domingo, 10/05, não haverá atividade no Zendô - estaremos em Sesshin entre 08 e 10/05(retiro zen) - retomaremos as atividades nos horários regulares a partir do dia 12/05 - terça.
  • Domingo - dia 17/05: Palestra sobre desenvolvimento sustentável, relacionado ao quinto preceito budista
  • Choka: conheça um pouco mais sobre as cerimônias budistas no Zen

Visite as várias seções do blog da Sangha e saiba mais sobre atividades, estudos, locais de prática no Brasil e no Exterior.

Entre em contato e envie suas dúvidas, perguntas, questões...serão todas encaminhadas, mesmo que nossa proposta seja "zen respostas"...deixamos à sua curiosidade e inquietude a possibilidade de construí-las e partilhar com todos suas descobertas. Você pode enviar por e-mail para serem postados no blog Imagens poéticas: fotos , poemas, haiku, desenhos e mais...expressando sua relação com a prática Zen.

Veja também a agenda da semana, abaixo no calendário Zen, e confira nossa programação atualizada constantemente.

Clique aqui e veja como apoiar as atividades da Sangha Zen da Bahia, através de doações, compras ou trocas de produtos e serviços através do portal Solidarius.

Experimente sentar-se em silêncio por alguns instantes, a coluna ereta, a atenção focada no ar que entra e sai dos pulmões
...alguns minutos apenas, a cada dia, podem fazer toda a diferença!





Gassho!