"Estudar o budismo é estudar si mesmo

Estudar si mesmo é esquecer si mesmo

Esquecer si mesmo é estar identificado a todas as coisas

Estar identificado a todas as coisas é abandonar corpo e mente de si e de outros"

Eihei Dōgen (1200-1253)

Estudos em Dezembro

 

Reverência pela vida

Na primeira semana de dezembro, na terça (02/12) e na quinta (04/12) às 19h, estaremos estudando os preceitos budistas. 

O primeiro preceito nos ensina o cuidado com a vida de todos os seres: humanos, animais, plantas e minerais.

Considerando a força de vida presente em cada pequena partícula, podemos entender a vida permeando todo o universo. Neste sentido a reverência pela vida está ligada a todas as  formas de manifestação da vida por todo o mundo:

“Consciente do sofrimento causado pela destruição da vida, eu me comprometo a cultivar a compaixão e a aprender formas de proteger as vidas das pessoas, animais, plantas e minerais. Eu estou determinado a não matar, não permitir que outros matem, e não tolerar qualquer ato de destruição no mundo, em meus pensamentos e em minha maneira de viver”.
Clique aqui e leia mais sobre o primeiro preceito.
Veja aqui os horários de prática do Zazen